Contabilidade Gerencial: A grande aliada para obtenção de recursos
logo
Voltar

BTS SOCIAL

Contabilidade Gerencial: A grande aliada para obtenção de recursos

img_noticia

Toda crise traz problemas, mas também muitos aprendizados. Um deles é a importância de manter uma comunicação alinhada entre a gestão e a contabilidade da sua empresa.

Esse é um dos grandes fatores que fazem com que pequenas e médias empresas não obtenham acesso à crédito bancário para financiar suas operações, buscar linhas de financiamento para novos projetos ou superar turbulências.

Do ponto de vista de análise de crédito, os balanços de uma empresa são essenciais para a obtenção de recursos externos. Por isso, deve haver maior dedicação em buscar a transparência dos relatórios contábeis, de modo a refletir a realidade da empresa. O acompanhamento, juntamente com seu contador, dos balancetes, demonstrativos de resultado de exercício e balanço patrimonial de sua empresa deve ser realizado com regularidade.

Uma empresa com uma estrutura de capital equilibrada sempre terá maiores oportunidades e chances de obter sucesso e prosperidade em seus negócios.

 

SEPARAÇÃO ENTRE A EMPRESA E SEUS SÓCIOS

O empresário deve evitar, a todo custo, misturar as finanças da sua empresa com suas finanças pessoais ou de sua família. Uma empresa possui um CNPJ, assim como as pessoas possuem um CPF. Isso quer dizer que são coisas distintas e que não devem ser confundidas.

Uma empresa há de possuir vida própria e como tal deve ser tratada.

Muitos empresários acabam por se servir de suas empresas, utilizando-as para alavancar sua qualidade de vida ou nível social. E é justamente esse o primeiro erro e realidade de muitas empresas, principalmente as familiares.

Por isso a separação das despesas pessoais e das contas e despesas da empresa devem ser seguidas à risca. O seu carro é seu. A casa, a viagem, os jantares, são seus, não da empresa.

 

MAR CALMO NUNCA FEZ BOM MARINHEIRO

São nos momentos de crise ou de problemas financeiros internos onde a gestão passa pelas reais provas de fogo. Geralmente é neles que o gestor realmente descobre o real potencial de sua equipe e passa a conhecer a fundo o seu negócio.

Essas ocasiões devem ser aproveitadas para a organização de tarefas em aberto e planejamentos deixados de lado. É importante lembrar que os cenários de stress geralmente são temporários, cabendo ao gestor desenvolver suas habilidades para sair deles o mais rápido possível.

Olhe para os seus processos internos e otimize-os. Faça reuniões à distância com sua equipe, alinhe a comunicação e expectativas de todos. Dê atenção aos seus clientes e compartilhe de suas incertezas. Analise seus resultados, indicadores, margens e encontre pontos de melhoria no seu negócio. Estude e aprenda mais. Isso fará toda a diferença em curto espaço de tempo.

Tão fundamental quanto sobreviver a ambientes de turbulência é se preparar para o momento da retomada econômica ou de oportunidades que irão surgir e, assim, surfar na onda da recuperação. São nos momentos de crise em que as principais oportunidades e aprendizados aparecem.

FALE CONOSCO

Finanças
Corporativas

e Consultoria
Empresarial

ATENDIMENTO de Segunda à Sexta das 8:30 às 12:00 e das 13:30 as 18:00

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

BTS PARTNERS - Consultoria empresarial especializada em Finanças Corporativas - 2019 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.

Criação de Sites Passo Fundo criativittá
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.