Ensinamentos deixados pela crise do Coronavírus: Atenção ao conceito de Liquidez
logo
Voltar

BTS SOCIAL

Ensinamentos deixados pela crise do Coronavírus: Atenção ao conceito de Liquidez

img_noticia

O empresário médio brasileiro, em geral, nunca costumou dar atenção para a liquidez do seu negócio. Infelizmente, apenas nos momentos de crise, quando se torna necessário vender ativos por preços subavaliados ou buscar recursos de curto prazo com altas taxas, é que o gestor costuma aprender que é ESSENCIAL ter disponibilidade financeira para emergências.

Sendo assim, a gestão de fluxo de caixa se torna fator determinante para manter o equilíbrio financeiro, sobreviver no curto prazo e se recuperar em meio à eventuais crises. Nesses casos, a velha fórmula do feijão com arroz é o que costuma funcionar: começar pela gestão de custos, reduzindo despesas não essenciais ao funcionamento do negócio e renegociando prazos para pagamentos perante fornecedores, lembrando que o capital de giro mais barato que existe é o obtido através de prazos de pagamento das compras realizadas. Se a empresa trabalhar com compra e venda de mercadorias, melhorar o controle de estoque, de modo a trabalhar com o mínimo necessário para garantir o perfeito funcionamento das operações.

Tão importante quanto a atenção aos custos é a gestão de receitas. De onde vêm as suas vendas? Quem são os seus clientes? Qual a composição do seu faturamento? A empresa concentra grande parte de suas receitas em poucos clientes? Essas perguntas devem ser feitas rotineiramente.

Outro cuidado a ser tomado é não cair na armadilha de possuir poucos clientes com grande representatividade sobre o seu faturamento. A adoção de medidas de avaliação de crédito, para reduzir a inadimplência, e o gerenciamento dos prazos concedidos aos clientes, complementam o controle do fluxo de caixa do negócio.

Por fim, de nada adianta implementar as ações de controle se o gestor optar por distribuir todos os lucros obtidos ou os utilizar para constantes investimentos em capex. O objetivo de todas as providências descritas é ter recursos financeiros disponíveis para eventuais emergências.
 

Roberto Gabriel Toson
Empresário, Bacharel em Direito (Universidade de Passo Fundo-UPF), possui especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e certificações em Fusões e Aquisições de Empresas.

FALE CONOSCO

Finanças
Corporativas

e Consultoria
Empresarial

ATENDIMENTO de Segunda à Sexta das 8:30 às 12:00 e das 13:30 as 18:00

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

BTS PARTNERS - Consultoria empresarial especializada em Finanças Corporativas - 2019 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.

Criação de Sites Passo Fundo criativittá
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.