Margem de Contribuição: Conceito e Importância
logo
Voltar

BTS SOCIAL

Margem de Contribuição: Conceito e Importância

img_noticia

Antes de entrarmos no tema do artigo é preciso relembrar a conceituação de:

• Gastos Variáveis: São todos aqueles que sofrem variação de acordo as vendas da empresa.  Ex: custos de matéria-prima, impostos sobre o faturamento, taxas de desconto de recebíveis, comissões de vendas, etc.

• Gastos Fixos: São todos os gastos que, independentemente das vendas, deverão ser pagos. Ex: Aluguel, condomínio, água, luz, telefone, salários, internet, etc....

 

A Margem de Contribuição é um dos mais importantes indicadores utilizados para avaliar a sustentabilidade e capacidade de geração de lucros de um negócio ou projeto, na medida que, através dela, é que seremos capazes de calcular o ponto de equilíbrio, bem como projetar o lucro desejado de uma empresa.

Essencialmente, demonstra quanto sobra, após o pagamento dos gastos variáveis, para cobrir os gastos fixos e ter lucro, ou seja, a margem de contribuição é a diferença entre a receita de vendas e os gastos variáveis, podendo ser calculada de maneira individual, produto a produto, ou total.
 

Margem de Contribuição = (Receita de Vendas – Gastos Variáveis)

Grande parte dos empresários fixam seus olhares somente ao faturamento da empresa, à margem bruta de um produto, aos custos incidentes sobre uma mercadoria e ao volume de gastos fixos, se tornando, muitas vezes, vítimas de seus próprios equívocos matemáticos ao precificar seu mix de produtos/serviços ou projetar os resultados da organização, recaindo, sempre, nas habituais perguntas: “Para onde é que o dinheiro está indo? Como que vendemos tanto e não temos lucro ou sequer conseguimos pagar as contas".

Pois então, é exatamente esse o ponto que desejamos atingir quando falamos da importância de tal indicador. Faturamento não é sinônimo de lucro. Não é verdadeiro afirmar que quanto mais vendas houverem, maiores serão os lucros da empresa, pois se a margem de contribuição for menor do que os gastos fixos, significa que a empresa terá prejuízo.

Porém, quanto maior for a margem de contribuição, menos a empresa terá que vender para pagar suas contas fixas e lucrar. Isso quer dizer que uma organização pode ter sua receita de venda reduzida e, mesmo assim, aumentar sua lucratividade, em virtude do aumento da margem de contribuição.

Com o domínio da sua margem de contribuição, o administrador passa a romper barreiras gerenciais, tornando simples a visualização e o controle dos preços mínimos que podem ser praticados, composição do mix de produtos, definição de objetivos financeiros que devem ser buscados, incorrendo em um permanente gerenciamento de margens, custos e lucros.

 

Roberto Gabriel Toson
Empresário, Bacharel em Direito (Universidade de Passo Fundo-UPF), possui especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e certificações em Fusões e Aquisições de Empresas.

FALE CONOSCO

Finanças
Corporativas

e Consultoria
Empresarial

ATENDIMENTO de Segunda à Sexta das 8:30 às 12:00 e das 13:30 as 18:00

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

icons

TELEFONES

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

icons

TELEFONES

BTS PARTNERS - Consultoria empresarial especializada em Finanças Corporativas - 2019 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.

Criação de Sites Passo Fundo criativittá
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.