Por que fazer Valuation da sua empresa?
logo
Voltar

BTS SOCIAL

Por que fazer Valuation da sua empresa?

img_noticia

Esta é uma pergunta muito recorrente entre os empresários quando apresentada a possibilidade de realizar o Valuation de um negócio. Propriamente por ser uma matéria não tão abordada entre pequenas e médias empresas, muitos gestores acreditam se tratar de algo destinado exclusivamente a grandes empresas, sociedades anônimas ou companhias listadas em bolsa.


Contudo, o Valuation está tão próximo do pequeno empreendedor quanto a busca por crédito ou a gestão ativa do setor comercial, controle de estoque, etc.

O Valuation nada mais é que o estudo econômico-financeiro do passado recente de uma empresa, com o objetivo de embasar as projeções futuras de crescimento de fluxos livres de caixa e, assim, se chegar a um valor de mercado.

Este trabalho pode ser desenvolvido tendo inúmeros objetivos e usualidades, dependendo da necessidade de cada caso. O primeiro deles, e, mais importante, é a identificação de falhas, pontos fortes da empresa, composição de endividamento ou de patrimônio, que são naturalmente aferidos quando da análise dos balanços e possibilitam que o gestor tenha um conhecimento mais aprofundado de suas operações, podendo aprimorar processos de modo a obter um melhor desempenho da organização.

Isso faz com que a avaliação de riscos e projeção de cenários futuros seja vislumbrada com maior facilidade. Também, auxilia o gestor a ajustar seus balanços para otimizar o valor da sua empresa e facilitar a análise de crédito por instituições bancárias quando da busca por empréstimos e financiamentos.

Geralmente, a avaliação de uma empresa é executada com o objetivo de se estimar o seu valor justo de mercado para prepará-la para um futuro processo de compra, venda ou fusão. Comumente, a metodologia é utilizada para casos em que sócios ingressam ou saem de sociedades empresárias ou, ainda, quando é feita a transferência de quotas entre sócios.

Importante frisar que o Valuation prévio a essas etapas possibilita ao gestor o ajuste de seus balanços e resultados de modo a maximizar o valor da empresa, ao mesmo tempo que traz maior transparência e organização aos relatórios financeiros.


Roberto Gabriel Toson
Empresário, Bacharel em Direito (Universidade de Passo Fundo-UPF), possui especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e certificações em Fusões e Aquisições de Empresas.

FALE CONOSCO

Finanças
Corporativas

e Consultoria
Empresarial

ATENDIMENTO de Segunda à Sexta das 8:30 às 12:00 e das 13:30 as 18:00

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

BTS PARTNERS - Consultoria empresarial especializada em Finanças Corporativas - 2019 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio.

criativitta