Por que fazer Valuation da sua empresa?
logo
Voltar

BTS SOCIAL

Por que fazer Valuation da sua empresa?

img_noticia

Esta é uma pergunta muito recorrente entre os empresários quando apresentada a possibilidade de realizar o Valuation de um negócio. Propriamente por ser uma matéria não tão abordada entre pequenas e médias empresas, muitos gestores acreditam se tratar de algo destinado exclusivamente a grandes empresas, sociedades anônimas ou companhias listadas em bolsa.


Contudo, o Valuation está tão próximo do pequeno empreendedor quanto a busca por crédito ou a gestão ativa do setor comercial, controle de estoque, etc.

O Valuation nada mais é que o estudo econômico-financeiro do passado recente de uma empresa, com o objetivo de embasar as projeções futuras de crescimento de fluxos livres de caixa e, assim, se chegar a um valor de mercado.

Este trabalho pode ser desenvolvido tendo inúmeros objetivos e usualidades, dependendo da necessidade de cada caso. O primeiro deles, e, mais importante, é a identificação de falhas, pontos fortes da empresa, composição de endividamento ou de patrimônio, que são naturalmente aferidos quando da análise dos balanços e possibilitam que o gestor tenha um conhecimento mais aprofundado de suas operações, podendo aprimorar processos de modo a obter um melhor desempenho da organização.

Isso faz com que a avaliação de riscos e projeção de cenários futuros seja vislumbrada com maior facilidade. Também, auxilia o gestor a ajustar seus balanços para otimizar o valor da sua empresa e facilitar a análise de crédito por instituições bancárias quando da busca por empréstimos e financiamentos.

Geralmente, a avaliação de uma empresa é executada com o objetivo de se estimar o seu valor justo de mercado para prepará-la para um futuro processo de compra, venda ou fusão. Comumente, a metodologia é utilizada para casos em que sócios ingressam ou saem de sociedades empresárias ou, ainda, quando é feita a transferência de quotas entre sócios.

Importante frisar que o Valuation prévio a essas etapas possibilita ao gestor o ajuste de seus balanços e resultados de modo a maximizar o valor da empresa, ao mesmo tempo que traz maior transparência e organização aos relatórios financeiros.


Roberto Gabriel Toson
Empresário, Bacharel em Direito (Universidade de Passo Fundo-UPF), possui especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e certificações em Fusões e Aquisições de Empresas.

FALE CONOSCO

Finanças
Corporativas

e Consultoria
Empresarial

ATENDIMENTO de Segunda à Sexta das 8:30 às 12:00 e das 13:30 as 18:00

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

BTS PARTNERS - Consultoria empresarial especializada em Finanças Corporativas - 2019 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.

Criação de Sites Passo Fundo criativittá
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.